Saiba como trazer mais ritmo para o seu dia a dia

 

O programa Travessia começou e olha só que interessante a pergunta que recebi:

 

  • Como faço para encontrar, estabelecer e organizar a questão da rotina?

 

Eu sei que muitas vezes é difícil criarmos uma rotina de horário, marcando hora para começar e acabar diversas atividades. Se para algumas pessoas isso acontece com facilidade, para tantas outras isso parece ser algo impossível de conseguir. Mas o que eu vejo é que só falta uma questão de adaptação, um pequeno ajuste de perspectiva.

 

Para mim, o segredo está em agir fazendo pequenas coisas todos os dias, as quais você pode e deve ir instalando aos poucos. Por exemplo, fazer 10 minutos de prancha pela manhã, antes de tomar banho. À medida que você vai inserindo esta atividade, um ritmo se mantém.

 

Outra coisa é criar um ritual para a noite, ou manhã, criar uma rotina, uma sequência de ações antes de fazer algo. Veja: criar uma rotina, e não estabelecer horários. É sobre criar um passo a passo pra você saber o antes e o depois das coisas. Assim você entenderá como fluir diante de uma constância. 

 

Além disso, seria interessante observar os ritmos da natureza e passar a segui-los, conectando-se mais. Acompanhe o calendário Lunar, siga suas reflexões de acordo com as estações do ano. Agora que estamos no inverno, o que você precisa invernar e de alguma forma até se recolher, para poder desabrochar na primavera? Nos solstícios você também poderia fazer algum ritual.

O ritmo é um substituto da força, porque a partir do momento que temos ritmo, a gente tem constância e tração. E quando temos tração, não precisamos fazer as coisas com muita força. E isso nos leva a agir com mais fluidez, conseguindo assim chegar onde queremos sem tanto esforço. 

“A atividade de ritmo ordenado gera harmonia no ser humano e a harmonia é a lei universal da vida”. Roberto Assagioli, no livro O Ato da Vontade

 

Então, basicamente, o ritmo vem com os rituais. 

E você, quais rituais cultiva?